quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Regiões Brasileiras


O Brasil é dividido em 5 grandes regiões como mostradas acima.
 Você conhece todas essas regiões?
Para saber se você conhece mesmo é só jogar o jogo das regiões!!!!
é só clicar no link abaixo!

Região Sul





A região sul do Brasil é composta por três estados, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa região!!!


Os estados

Paraná

Sigla: PR
Capital: Curitiba
Região: Sul
População: 9,5 milhões de habitantes
Área: 199 mil Km2
Quem nasce no estado do Paraná é...
Paranaense

Não pode faltar na mala
Uma malha, pois o clima subtropical costuma ser mais ameno e frio.

O que vemos pelo caminho
Algumas áreas da mata atlântica ainda preservadas. Na vegetação destacam-se as florestas de araucária. Na planície litorânea temos áreas de mangues.

Não deixe de visitar
As famosas Cataratas do Iguaçu. A capital Curitiba, uma das cidades com melhor qualidade de vida do Brasil. A Ilha do Mel, reserva ecológica ameaçada pelo avanço das águas do mar.

Para se divertir
Provar o prato típico barreado, preparado embaixo da terra durante 12 horas. Visite o Parque Estadual de Vila Velha e suas rochas esculpidas pela erosão.

O que fazem por lá
O setor industrial é bastante expressivo na área automobilística e agroindústria. Destacam-se os rebanhos bovinos, suínos, criação de aves e as plantações de cana-de-açúcar e soja.

Fique por dentro
Curitiba é referência internacional em soluções de urbanismo e preservação ambiental. O estado exporta tecnologia de transporte urbano e é exemplo para outras capitais. A sofisticação do estado não para por aí. Itaipu também impressiona por ser a maior hidroelétrica do mundo.





Santa Catarina


Sigla: SC
Capital: Florianó
polis
Região:
Sul
População: 5,3 milhões de habitantesÁrea: 95,3 mil Km2

Quem nasce no estado de Santa Catarina é...
Catarinense

Não pode faltar na mala
As quatro estações são bem definidas no clima subtropical. No verão, traga roupas leves, pois os dias são ensolarados. No inverno o frio é intenso e pode até nevar.

O que vemos pelo caminho
O relevo e a vegetação são tão diversificados que em uma viagem de poucas horas notamos mudanças no clima, na paisagem, nos sotaques e culturas.

Não deixe de visitar
A capital Florianópolis, a ponte suspensa Herc�lio Luz e as belas praias como o Balneário Camboriú. Conheça o Vale doItajaí, um pedaço da Alemanha no Brasil, e as outras diferentes culturas da região.

Para se divertir
A oktobersfest, tradicional festa da cerveja. Um prato com frutos do mar. O surf em Garopaba. Visita ao 5� maior parque temático do mundo e um mergulho no mar.

O que fazem por lá
Agropecuária, com inúmeros minifúndios e grande produção de erva-mate e pinhão. Indústrias de cerâmica, téxtil e metalúrgicas. Turismo intenso e comércio.

Fique por dentro
Laguna é a cidade onde fica o Marco de Tordesilhas, o histórico Farol de Santa Marta, o maior em alcance visual das Américas, e a casa onde nasceu a heroína brasileira Anita Garibaldi.





Rio Grande do Sul


Sigla: RS
Capital: Porto Alegre
Região: Sul
População: 10,1 milhões de habitantes
Área: 280,6 mil Km2
Quem nasce no estado do Rio Grande do Sul é...
Gaúcho

Não pode faltar na mala
Um agasalho bem quentinho, pois é o estado mais ao sul do Brasil e consequentemente o mais frio. No inverno chega a nevar em alguns locais.

O que vemos pelo caminho
Com exceção da planície litorânea, o relevo é bastante acidentado com planaltos e depressões. Vemos montanhas, florestas, matas de araucária e campos ao sul.

Não deixe de visitar
As serras gaúchas como Gramado e Canela. As cidades jesuítas de São Borja e São Miguel. A Lagoa dos Patos. Bento Gonçalves, famosa pela cultura italiana.



Para se divertir
Prove o tradicional chimarrão, um chá feito de erva-mate, servido quente na cuia. Experimente o famoso churrasco gaúcho. Conheça Porto Alegre.



O que fazem por lá
São os maiores produtores de grãos do país e grandes criadores de gado bovino. Indústrias de calçados, derivados de petróleo e alimentos são algumas das mais expressivas.



Fique por dentro
O gaúcho possui uma vestimenta muito característica, conhecida também como traje dos Pampas, região que inclui o Uruguai e a Argentina. Trata-se de uma bombacha (calça de origem turca), poncho e lenço no pescoço.





Danças típicas

 - Balainha (PR, SC) - conhecida também com o nome de Arcos Floridos ou Jardineira, a balainha é desenvolvida com os pares de dançantes, cada um deles, sustentando um arco florido. No início, os pares em fileiras fazem movimento ondulante passando, ora por cima, ora por baixo dos arcos dos demais pares; formam depois grupos de quatro pares que, em círculo, intercruzam seus arcos no alto, armando assim as “Balainhas”. Ao final desmancham as “balainhas” e retornam à posição inicial, com movimentos sincronizados e sequenciais.


· Fandango (PR, RS) – o termo Fandango designa uma série de danças populares -chamadas “marcas”. No Paraná, os dançadores, executam as variadas coreografias: Anu, Andorinha, Chimarrita, Tonta, Cana-verde, Caranguejo, Vilão de Lenço, Xarazinho, Xará Grande, Sabiá, Marinheiro, etc. O acompanhamento musical é feito com duas violas, uma rabeca e um pandeiro rústico, chamado adufo. As coreografias das “marcas” paranaenses constam de rodas abertas ou fechadas, uma grande roda ou pequenas rodas fileiras opostas, pares soltos e unidos. Os passos podem ser valsados, arrastados, volteados, etc., entremeados de palmas e castanholar de dedos. O sapateado vigoroso é feito somente pelos homens, enquanto as mulheres arrastam os pés e dão volteios soltos. No Rio Grande do Sul, o Fandango apresenta um conjunto de vinte e uma danças, com nomes próprios: Rancheiro, Pericom, Maçarico, Pezinho, Balaio, Tirana-do-lenço, Quero-mana, Tatu, etc. O acompanhamento musical é feito pelo acordeão, chamado “gaita”, e pelo violão. A coreografia recebe nomes também distintos – “Passo de juntar”, “Passo de marcha”, “Passo de recurso”, “Passo de valsa”, “Passo de rancheira”, “Sapateio”, etc.


· Pau-de-Fitas (toda a região) – para seu desenvolvimento prepara-se um mastro com cerca de três metros de comprimento, encimado por um conjunto de largas fitas multicores, de maior tamanho. Os dançadores, em número par, seguram na extremidade de cada fita e, ao som das músicas, giram em torno do mastro, revezando os pares de modo a compor trançados no próprio mastro, com variados desenhos. No Rio Grande do Sul os trançamentos recebem os nomes: “Trama”, “Trança”, “Rede de Pescador”. Em Santa Catarina há o “Tramadinho”, “Trenzinho”, “Zigue-Zague”, “Zigue-Zague a dois”, “Feiticeira” e “Rede de Pescador”.


· Vilão (SC) – desenvolvida por um grupo com 31 componentes, denominados batedores, balizadores, músicos e Mestre, a dança consta de batidas de longos bastões, com variados movimentos e ritmos. O encerramento é feito com o “serradinho”: são 7 movimentos rapidíssimos, executados com os balizadores agachados.




Culinária







A Região Sul do Brasil foi povoada por imigrantes Europeus de várias nacionalidades, com destaque para os italianos, alemães e poloneses, cada um trouxe consigo suas características culturais (costumes, idioma, culinária, danças, entre outras manifestações).

A riqueza cultural do Sul é muito grande, um exemplo disso é Curitiba, nomeada em 2003 como capital da Cultura das Américas, instituída por organismos da ONU (Organização das Nações Unidas).

São muitas as formas de manifestações culturais, no entanto, as que mais caracterizam um povo ou uma região são: culinária, literatura, música, etc.


Culinária do Paraná
Barreado
Carneiro no buraco
Churrasco
Chimarrão
Tererê
Pira de Foz
Pinhão
Dourado Assado
Pirão de peixe
Genghis Khan

Culinária de Santa Catarina
Bijajica
Camarão
Marreco com Repolho Roxo
Genghis Khan

Culinária do Rio Grande do Sul
Arroz Carreteiro
Café colonial
Chimarrão
Churrasco
Doces de Pelotas
A população do Rio Grande do Sul adora comer churrasco (assado de carne) e beber "chimarrão" (chá de erva mate).

Que tal algumas receita saborosas???




Arroz de Carreteiro

Ingredientes:


• 2 xícaras de chá dearroz 
• 1/2kg de charque 
• 1 cebola  
• 2 tomates sem pele e sem semente 


Modo de Preparo:

Afervente o charque, lave bem e depois leve para cozer em água limpa. Quando macio, corte em pedacinhos, refogando em gordura quente com a cebola e os tomates picados.

Junte o arroz bem lavado e escorrido e deixe cozer em fogo lento.
Sirva bem quente.

Barreado

Ingredientes:

• 2kgs de alcatra ou contra filé 
• 250g de toucinho fresco sem o couro e em pedaços pequenos 
• 2 cebolas picadas  
• 3 tomates sem pele e picados 
• 4 dentes de alho espremido e picado
 • 1 colher de chá de cominho em pó  
• 1 pimenta-malagueta amassada  
• 1 molho de salsa e cebolinha picadas  
• 2 folhas de louro  
• 1/2 xícara de chá de vinagre  
• 1/2 xícara de chá de azeite de oliva  
• 2 xícaras de chá de farinha de trigo  
• pimenta-do-reino e sal a gosto

Modo de Preparo:




Limpe a carne e corte-a em cubos médios.



Em uma tigela à parte, coloque a cebola, o alho, o cominho, a pi menta-do-reino, o sal, a pimenta-malagueta, o louro, a salsa, a cebolinha e um pouco de água. Misture bem.

Em uma panela grande e com tampa de barro, arrume camadas alternadas de carne, os temperos e o toucinho. Aperte bem com uma colher para que não fique muito ar entre as camadas. Misture o azeite e o vinagre e em seguida regue a carne. Deixe descansar durante 4 ou 5 horas dentro da geladeira. Faça uma mistura da farinha de trigo com um pouco d'água. Vede cuidadosamente toda a tampa da panela de barro. Leve a panela barreada para o fogo baixo e deixe cozinhar de 4 a 5 horas. Sirva com arroz branco, banana-da-terra cozida ou farinha de mandioca.


Você sabia que ...
Você sabia que os gaúchos são tipicamente conhecidos pelo seu delicioso churrasco?
Vamos ver se você também consegue fazer um churrasco delicioso? humm que cheirinho bom! é só clicar abaixo e jogar!

Você sabia que... a região Sul é a que mais consome sorvete no país?
Aiii quee calor... vamos fazer sorvete? é só clicar nos links abaixo e se divertir!

Vamos Colorir!!!!!







      Passatempo....






segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Região Sudeste




Olá pessoal! A região sudeste é composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro. Vamos aprender um pouco mais sobre essa região!!!!

Vamos para o Sudeste do país agora?


Comidas típicas:


Hummm que é que não gosta de um delicioso doce de abóbora com coco hein?! Vamos aprender a fazer um!!! Lembre-se de pedir a ajuda de um adulto.


Doce de Abóbora com Coco




Ingredientes:

2kg de abóbora-moranga 
• 4 xícaras ( chá ) de açúcar 
• 1 vidro pequeno de leite de coco 
• 2 pacotes de coco ralado 
• 1 pacotinho de cravos-da-índia 
• 3 paus de canela.

Modo de Preparo:

Descasque a abóbora, retire as sementes, lave e corte em pequenos pedaços.

Prepare uma calda rala com o açúcar, 6 xícaras ( chá ) de água, os cravinhos e a canela.


Coloque a abóbora para cozinhar em fogo brando. Mexa, de vez em quando, com colher de pau. Logo que a abóbora estiver cozida e se desmanchando, e a calda quase toda absorvida, misture com o leite de coco, com o coco ralado, e bata bem.

Deixe no fogo brando até que o fundo da panela comece a aparecer quando o doce for mexido. Espere amornar e despeje numa compoteira.



Sirva frio.

Cuscuz à paulista


Ingredientes:

01 pacote de farinha de milho (500g) 
01 kg de camarões médios e limpos 
01 vidro grande de palmito 
04 colheres (sopa) de azeite de oliva 
04 colheres (sopa) de óleo 
05 tomates maduros sem pele e sem sementes picados 
01 cebola grande picadinha 
01 maço de com cebolinha picadinho 
02 ovos cozidos em rodelas 
01 tomate em rodela 
½ xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço 
pimenta-do-reino e sal a gosto.


 Modo de Preparo:
Despeje a farinha em uma vasilha, umedeça-a com uma salmoura morna, mexendo com as mãos até desmanchar os flocos da farinha, deixando-a úmida e solta. Cubra com um pano e deixe descansar por meia hora. Numa panela grande faça um refogado com os camarões*, o azeite, o óleo, a cebola, os tomates, a salsinha e a cebolinha. Deixe formar um molho e adicione os palmitos* e as azeitonas*. Acerte o tempero. Cozinhe mais um pouco, tire do fogo e espere esfriar. Despeje o molho sobre a farinha umedecida. A massa deve ficar bem úmida; se esfarelar, coloque mais um pouco de óleo. A proporção é de 03 medidas de molho para 04 de farinha. Unte o cuscuzeiro com óleo e decore o fundo e os lados com os ovos, os camarões, o tomate, os palmitos e as azeitonas. Ponho a massa aos poucos, pressionando-a com os dedos. Leve ao fogo, em banho-maria, por cerca de 1 hora.


Danças típicas da região sudeste


Ciranda, cana verde, dança de velhos, batuque, lundu, mana-chica: semelhante à quadrilha.

Brincadeiras


A região sudeste tem muitas brincadeiras legais!! Vamos aprender novas brincadeiras!!!!


Queimada:  Para brincar, é preciso dividir o grupo em dois times. O jogador que estiver com a bola deve arremessá-la tentando acertar (queimar) uma pessoa do outro time. Quem for queimado sai do jogo. Vence a equipe que conseguir queimar todo o time adversário primeiro.   
Alerta: Uma criança joga a bola para cima e grita o nome de um amigo. Quando este amigo pegar a bola e gritar “alerta” as outras crianças têm que ficar como estátuas. Quem estiver com a bola dá cinco passos e tenta acertar alguém. Se conseguir, a brincadeira recomeça.  
Buldogue: A turma estipula quem será o pegador e os locais que serão os piques (locais onde não poderão ser "pegos"), e os participantes ficam parados ali. O pegador fica no meio do grupo e grita: “Buldogue!” Esse é o sinal para que todos os participantes saiam de um pique e tentem alcançar outro. A primeira pessoa que for pega vira o próximo pegador. A partir desse pegador, todos que forem pegos formam uma família (reúnem-se em grupo), ajudando a pegar os outros fugitivos. Quando sobrarem apenas três participantes quem não for pego e chegar ao pique ganha uma vida. Quando tentar correr novamente, todos perguntam: “Gasta a vida ou não gasta?” Se ela responder “gasto”, ela continua no pique e tenta passar de novo. Se conseguir, ganha mais uma vida. Ela pode acumular no máximo cinco vidas.  
Ameba de equipe: O grupo se divide em dois times. A brincadeira funciona como uma queimada tradicional em que o jogador que estiver com a bola tem que tentar acertar uma pessoa do time adversário. Nesse caso, quem for queimado senta e, sem sair do lugar, tenta queimar uma pessoa do outro time. Ganha a equipe que queimar todo o time adversário primeiro.  
Pega pega aranha: Todos os participantes são aranhas e, por isso, devem andar imitando as aranhas - com as mãos e os pés no chão. Um é escolhido para ser o pegador e os outros todos são os fugitivos. Se o pegador-aranha pegar o fugitivo-aranha este passa a ser um pegador também. Assim, ao longo da brincadeira surgem vários pegadores.Ganha quem for o último a ser capturado.
Pique alto: Uma das crianças é escolhida para ser pegador e tem que contar até dez enquanto as outras correm. Quando terminar de contar o pegador sai correndo para tentar "boiar" (tocar com a mão) as outras crianças. Quem for "boiado" (pego) vai ser o próximo pegador. Quem estiver em um local alto ou encostado em uma parede não pode ser pego. Mas só pode ficar no alto por pouco tempo. A criança deve ir levantando os braços devagar. Quando os braços estiverem acima da cabeça tem que descer daquele local.
Queimado: Dois participantes tiram par ou ímpar e escolhem dois times, com número igual de pessoas. Uma linha é desenhada no chão separando um campo do outro e outra linha é desenhada no final de cada campo – ali é o cemitério. As equipes se revezam jogando a bola a partir da linha divisória para tentar queimar alguém do time adversário. Queimar é acertar a bola em alguém e ela (bola) tocar no chão. Todos os jogadores têm que desviar da bola ou segurá-la e quem for queimado vai para o cemitério. Ganha o time que mandar o outro time inteiro para o cemitério primeiro.



Você sabia que ...


Você sabia que o Brasil é o país com mais títulos de copa do mundo?
O Brasil foi campeão 5 vezes!!!
e você sabia que no Rio de Janeiro nasceu o jogador brasileiro que fez mais gols em copas do mundo? é sim, é o Ronaldo Fenômeno com 15 gols!
Mostre que como um bom brasileiro você também é craque de bola jogando os jogos de futebol abaixo. Queremos ver muitos gols!!!!!!!!!

Você sabia que o ponto turístico mais visitado no Brasil é o Cristo Redentor no Rio de Janeiro?

Você sabia que Mangaratiba é a cidade com maior números de animais domésticos?
Se você tambem quer cuidar de um animalzinho de estimação, é só clicar no jogo abaixo e se divertir!!!

Você sabia que o primeiro samba brasileiro foi gravado no rio de Janeiro? A música se chama "Pelo Telefone" e é de Donga e Mauro Almeida.
Você sabia que em Barretos tem o maior sanduíche do Brasil?
Humm que fome! Faça um sanduiche para nós tambem ! é só clicar abaixo  e bom apetite!!!

Você sabia que em Bauru nasceu o primeiro astronauta brasileiro Marcos Pontes? E em Bauru temos tambem o radialista mais jovem do Brasil , ele se chama Igor Henrique Belchior


Vamos colorir







sábado, 17 de setembro de 2011

Região Norte



A região Norte do Brasil é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. É a maior região brasileira  e corresponde a aproximadamente 42% do território nacional, sua população é de 15 milhões de habitantes, composto por indígenas, imigrantes: gaúchos, paranaenses, paulistas, nordestinos, africanos, europeus e asiáticos.

Todos esses fatores contribuem para a pluralidade cultural, composta por diversas danças, crenças, comidas, festas, entre outros aspectos que integram a cultura de um povo. 


Vamos viajar para o norte do país agora?


Lenda da região Norte

Lenda da Vitória Régia:
Conta a lenda, que uma jovem índia da tribo Tupi-Guarani, chamada Naiá, queria muito ser estrela. Ela acreditava que a lua escolhia as moças mais bonitas para serem transformadas em estrelas, e para isso, procurava alcançar a lua, escalando colinas e mais colinas, sem contudo poder alcança-la. Uma noite, vendo a lua refletida nas águas de um lago, atirou-se nele para nunca mais voltar. A lua, comovida com o que aconteceu com a jovem índia, transformou seu corpo numa formosa planta que é a exótica Vitória Régia ( estrela das águas) , cujo perfume recorda os longos cabelos da bela índia.



Por ser muito grande, a região norte tem muitas lendas que passam de geração em geração, para se divertir conhecendo as lendas de todo o Brasil clique no link abaixo:







Vamos construir uma Vitória Régia?!?!








Danças típicas e Festas da região norte

O CARIMBÓ é considerado um estilo musical de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras miscigenou-se e recebeu outras influências. Seu nome, em tupi, refere-se ao tambor com o qual se marca o ritmo, o Curimbó. O Carimbó tem influência negra, presente no ritmo percussivo e influências portuguesas e européias em geral, recebendo a carga melódica do colonizador. Surgida em torno de Belém e na Ilha de Marajó, passou de uma dança tradicional para um ritmo moderno, influenciando a lambada.

Veja alguns coleguinhas dançando:




MARUJADA é uma dança de origem amazonense, faz parte da Folia de Reis e da Festa do Divino, manifestações culturais comuns nos estados que compõem a região, na qual se comemora o nascimento de Jesus Cristo, encenando a visita dos três Reis Magos à gruta de Belém para adorar o Menino-Deus. Dados relacionados a essa festa, afirmam que sua origem é portuguesa e tinha um caráter de diversão, simbolizando a comemoração do nascimento de Cristo. 




Os índios realizam inúmeros rituais, cada tribo expressa sua crença e tradição, havendo diferenciação nos elementos culturais. Em suas celebrações, os índios, normalmente, se pintam e usam vários acessórios, por motivos de vaidade ou questões religiosas. 



Na região norte o " Bumba-meu-boi" recebe o nome de "Boi Bumbá", uma tradicional festa anual que acontece em Parintins (Amazonas) movimenta milhões de pessoas e consiste na apresentação de danças e hinos típicos muito bem elaborados, que fazem pano de fundo para a disputa entre os bois "Garantido" e "Caprichoso". A população se divide na torcida pelos bois e essa disputa promove uma bonita festa, reconhecida como patrimônio cultural do país.



Imprima e pinte bem bonito e colorido o nosso Boi Bumbá:


E como a região norte tem forte influência da cultura indígena, que tal pintar esse indiozinho e fazer dele nosso amigo?!?




 
CIRANDA não é só divertimento de crianças, é também uma dança de roda de adultos, de origem portuguesa, que apareceu no litoral norte de Pernambuco e que parece ter sido adaptada e recriada pelas mulheres dos pescadores que esperavam o retorno de sue maridos, cantando e dançando.
Tenho certeza que você também se diverte com as cantigas de roda, então aproveite esses vídeos para brincar e dançar bastante:


FUI NO TORORÓ



 SE ESSA RUA...            

ATIREI O PAU NO GATO


POMBINHA BRANCA



SAPO CURURU




Brincadeiras do norte


As crianças do norte também se divertem bastante com as brincadeiras típicas.
No meio de diversas brincadeiras que animam a garotada podemos destacar o jogo de PETECA, POLÍCIA E LADRÃO, CABRA-CEGA, ELÁSTICO,mas tenho certeza que você conhece todas elas, então é só juntar os amigos, relembras as regras e começar a brincar!!



Brinquedos




Que tal construir sua própria peteca para brincar com os amigos?




Primeiro passo        
Para fazer uma peteca bem legal e brincar com os amigos, você primeiro precisa separar o material: um pedaço de couro (corte no formato parecido com o de um quadrado), penas, barbante ou corda, areia e tesoura. Lembre-se: quando for usar a tesoura, é melhor que seja uma sem ponta. E peça a ajuda de um adulto.

Segundo passo

Coloque a areia no pedaço de couro. Faça do pedaço de couro um saquinho para a areia não se espalhar.  


Terceiro passo  
Antes de fechar o saquinho com areia, coloque as penas na ponta. Mas não as deixe muito soltas, para não caírem.






Quarto passo
Amarre o saquinho de areia com as penas, usando o barbante ou a corda que você separou. Amarre bem firme para as penas e a areia não caírem.


Quinto passo    
Corte o que sobrou do couro (o excesso que ficou depois de amarrar o saquinho de areia).


Sexto e último passo      
Agora sua peteca está pronta. Chame quantos amigos quiser e comece a brincadeira. Boa diversão!   



Aprenda também a fazer um tambor para agitar suas brincadeiras :



Culinária Típica

Hummmm depois de tanta dança e brincadeira bate um fome!!!! Que tal um cardápio tipicamente nortista também?!?


Bombom de Castanha do Pará


         Ingredientes:

30 castanhas do Pará
01  lata de leite condensado
04 colheres de sopa (rasas) de chocolate
½ colheres de sopa de manteiga
Açúcar de confeiteiro



Modo de preparar:

Tirar a pele das castanhas e levá-las ao forno numa assadeira para torrá-las um pouco - reserve. Em uma panela misturar o leite condensado, a manteiga e o chocolate, levar ao fogo brando, mexendo sempre para não embolar, até que se desprenda do fundo da panela (a massa é de brigadeiro em ponto mais apurado).

Retirar do fogo, deixar esfriar até que possa manusear a massa. Envolver as castanhas nessa massa e passar no açúcar de confeiteiro. Depois de completamente frios, enrolá-los em papel laminado e celofane.


Bolo de Côco e Mandioca




Ingredientes:

1 xícara de chá coco ralado 
½ xícara de chá farinha de mandioca 
 ½ kg mandioca cozida e amassada
2 colheres de sopa margarina
2 colheres sopa de fermento em pó 


Modo de Preparo:


Bata as claras em neve, acrescente as gemas, o coco, a farinha de mandioca, a mandioca cozida, a margarina, a açúcar, o fermento e o sal e bata tudo até obter uma massa homogênea. Deixe a massa crescer por 1 hora. Unte uma forma e despeje a massa. Leve ao forno pré-aquecido alto, durante aproximadamente 40 minutos.



Outras delícias do norte:


Caldeirada



 Pato no Tucupi



Tacacá 






Você sabia que...

  • A maior parte da população da região norte é ribeirinha, ou seja, vivem às margens dos rios e fazem dele seu modo de locomoção e sustento;
  • A região abriga a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, que tem 6571 Km e cerca de 7 mil afluentes;
  • A maior floresta equatorial e maior reserva biológica do mundo também está localizada no norte do Brasil, a Amazônia, que ocupa cerca de 80% da região. E pelo seu tamanho e potencial é considerada o "pulmão do mundo", um tesouro nacional cobiçado por vários países;
  • Na verdade, a Vitória Régia da nossa lenda é uma planta aquática muito encontrada na flora Amazônica. Sua gigante folha verde chega a medir dois metros de diâmetro e tem as suas margens levantadas até quinze centímetros. Chega a pesar até 45 kg. e serve de pouso a muitas aves cansadas depois de uma longa jornada. Flutuam nos lagos como uma enorme bandeja verde, trazendo em sua extremidade, como uma oferenda, uma única, bonita e exótica flor que se abre no cair da tarde e fecha-se ao amanhecer. Essa flor é muito cheirosa e tem de 25 a 35 cm de diâmetro quando aberta. Suas raízes fixam-se no fundo das águas e suas folhas e flores, são revestidas de espinhos na parte inferior, numa defesa natural contra a ação predadora dos peixes. Além dos lagos da Amazônia, a Vitória Régia pode ser encontrada também em Mato Grosso e nas Guianas. É cultivada como raridade nos Jardins Botânicos de todo o mundo, devido ao tamanho descomunal de suas folhas e flores. Dizem que um naturalista Inglês, querendo homenagear a sua soberana, a Rainha Vitória, foi quem deu o nome a esta flor de Vitória Régia;
  • No Amapá acontece o encontro do rio com o Oceano que chamamos de Pororoca?
  • No Estado do Pará encontramos a maior ilha fluvial do mundo, a ilha de Marajó