quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Região Centro-Oeste




A região centro-oeste é formada pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.  Encontramos na região o Pantanal e a capital do Brasil, Brasília que está localizada no Distrito Federal.
Brasília/DF

Pantanal

A cultura do Centro-Oeste brasileiro é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios.

Vamos viajar para o Centro-Oeste do país agora? 


Lenda da Região Centro-Oeste

Pai do Mato: de acordo com a Lenda o Pai do Mato habita as matas defendendo os bichos contra as pessoas, ele raramente aparece e têm as seguintes características: a altura de um homem, possui o corpo coberto de pêlos e as mão semelhantes a dos macacos, no rosto dele há uma barbicha bem vistosa de cor negra e ele tem o nariz azul.
Costuma andar com grupos de porco do mato onde utiliza o maior animal como montaria. Contam que o seu umbigo é seu ponto fraco.

Danças típicas da região Centro-Oeste
Assim como em todo o Brasil, as danças da região centro-oeste são movimentadas e alegram todas as festas locais e religiosas. As roupas utilizadas pelos dançarinos são bem coloridas e chamativas.
CURURU: dança regional típica do Centro-oeste, principalmente do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A dança é realizada somente por homens, utilizando como instrumentos a viola de cocho, o reco-reco e o ganzá. Também pode ser feito um desafio entre os violeiros que disputam versos. Esta dança é realizada em especial nas festas do Divino Espírito Santo e de São Benedito.
SIRIRI: é dançado por crianças, mulheres e homens em rodas ou fileiras formadas por pares, ao som de toadas que exaltam santos, cidades, natureza e pessoas em sua composição. Na dança as meninas e mulheres mexem suas longas saias estampadas com flores e colorida e batem os pés descalços no chão, já os homens acompanham com palmas e pisam forte com sapatos fazendo um ti de sapateado.

Culinária
O centro-oeste também nos oferece comidas deliciosas, com sabores bem marcantes. 
Hummm!!! Só de pensar dá água na boca não é???
Bem, mas não precisamos passar vontade, é só chamar ou a mamãe, ou a vovó, ou a titia e seguir a receita.

Empadão de Goiás



Ingredientes para a Massa:
-4 xícaras de chá de farinha de trigo
-3 ovos
-½ xícara de chá de óleo
-sal a gosto
-1 colher de chá de fermento em pó
-2 colheres de sopa de banha


 
Ingredientes para o Recheio:
-300 g de frango cozido e desfiado
-2 lingüiças cozidas cortadas em pedaços
-150 g de queijo Minas em cubos
-150 g
de guariroba
-50 gramas de azeitonas
-1 dente de alho amassado
-1 cebola picada
-sal e pimenta a gosto
-250 ml de caldo de frango

Modo de Preparo:
Para a massa: junte todos os ingredientes até formar uma massa homogênea e deixe descansar por 30 minutos, abra e forre uma assadeira. Os ingredientes do recheio devem ser refogados à parte. Para montar, coloque o recheio na assadeira já forrada com a massa, cubra com o restante da massa, e leve em forno pré aquecido 200, por 30 minutos.


Encontramos na região também:
Biscoito de Milho

            Pacu assado
     
Arroz com Pequi

Brincadeiras

MAMÃE-DA-RUA: uma criança é escolhida para ser mamãe-da-rua, ela fica no meio da rua e as demais crianças sobre as duas calçadas.
  As crianças procuram atravessar a rua saltitando sobre um pé só, enquanto a mamãe -da-rua procura pegá-las. Quem for pego passa a ajudar a mamãe - da - rua. Vence quem for o último a ser tocado. O primeiro a ser pego será a mamãe- da-rua na rodada seguinte.

Dica importante: é preciso tomar cuidado na rua, procurem brincar em uma rua não movimentada. Vocês podem também estar brincando no quintal de suas casas, no pátio ou na quadra da escola, é só desenhar com giz no chão a rua e as calçadas.

Brinquedos

BOLINHAS DE SABÃO

Vocês já devem ter brincado de bolinhas de sabão né? Na região Centro-Oeste esta brincadeira também acontece. Vamos aprender a fazer bolinhas de sabão bem resistentes??

Com a ajuda de um adulto pegue um talo de mamoeiro e corte-o tirando a folha e a parte mais grossa. Em seguida junta-se em um potinho:

0,5 litro de água morna
02 colheres de detergente
01 colher de glicerina
Deixe o potinho durante um dia na geladeira. Depois pegue o talo de mamoeiro  mergulhe no potinho e sopre. Se você quiser pode colocar luvas de inverno nas mãos para poder pegar as bolinhas de sabão e elas não estourarem.

Você sabia que...

  • Você sabia que a Região Centro-Oeste é a segunda maior região do país em superfície territorial com 1.606.371,505 km² e seu clima é Tropical.

  • Você sabia que o arquiteto que construiu Brasília foi Oscar Niemeyer e hoje ele esta com 103 anos de idade.


  • Você sabia que no Pantanal existem vários animais que sofrem extinção, como:
Onça Pintada

Capivara

Cervo do Pantanal

                                                                         Tuiuiu

Vamos nos divertir com o jogo da memória Fauna em Extinção?? 
Lembrando: temos que lutar para preservar os animais e todo o meio ambiente.


  • Você sabia que a presidente do Brasil Dilma Russef mora no Palácio do Alvorada em Brasília Distrito Federal, capital do Brasil.

Palácio do Alvorada


  • Você sabia que na região centro-oeste, principalmente no Mato Grosso, encontramos rios ricos para pesca, na qual muitos turistas praticam a pesca esportiva.


 


  Agora...imagine que você é um pescador e está no Mato Grosso.
Então, divirta-se com estes dois jogos de pesca esportiva...



Diversão e criatividade
Agora você é um artista, um pintor famoso.
Imprima e pinte as figuras que representam os animais encontrados no Pantanal, 
com muito capricho heim!!









DESAFIO

Agora que você viajou conosco pela região Centro-Oeste, aposto que você consegue montar o mapa da região de uma maneira diferente e complicada. 
BOA SORTE AMIGUINHOS!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário