sábado, 17 de setembro de 2011

Região Norte



A região Norte do Brasil é formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. É a maior região brasileira  e corresponde a aproximadamente 42% do território nacional, sua população é de 15 milhões de habitantes, composto por indígenas, imigrantes: gaúchos, paranaenses, paulistas, nordestinos, africanos, europeus e asiáticos.

Todos esses fatores contribuem para a pluralidade cultural, composta por diversas danças, crenças, comidas, festas, entre outros aspectos que integram a cultura de um povo. 


Vamos viajar para o norte do país agora?


Lenda da região Norte

Lenda da Vitória Régia:
Conta a lenda, que uma jovem índia da tribo Tupi-Guarani, chamada Naiá, queria muito ser estrela. Ela acreditava que a lua escolhia as moças mais bonitas para serem transformadas em estrelas, e para isso, procurava alcançar a lua, escalando colinas e mais colinas, sem contudo poder alcança-la. Uma noite, vendo a lua refletida nas águas de um lago, atirou-se nele para nunca mais voltar. A lua, comovida com o que aconteceu com a jovem índia, transformou seu corpo numa formosa planta que é a exótica Vitória Régia ( estrela das águas) , cujo perfume recorda os longos cabelos da bela índia.



Por ser muito grande, a região norte tem muitas lendas que passam de geração em geração, para se divertir conhecendo as lendas de todo o Brasil clique no link abaixo:







Vamos construir uma Vitória Régia?!?!








Danças típicas e Festas da região norte

O CARIMBÓ é considerado um estilo musical de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras miscigenou-se e recebeu outras influências. Seu nome, em tupi, refere-se ao tambor com o qual se marca o ritmo, o Curimbó. O Carimbó tem influência negra, presente no ritmo percussivo e influências portuguesas e européias em geral, recebendo a carga melódica do colonizador. Surgida em torno de Belém e na Ilha de Marajó, passou de uma dança tradicional para um ritmo moderno, influenciando a lambada.

Veja alguns coleguinhas dançando:




MARUJADA é uma dança de origem amazonense, faz parte da Folia de Reis e da Festa do Divino, manifestações culturais comuns nos estados que compõem a região, na qual se comemora o nascimento de Jesus Cristo, encenando a visita dos três Reis Magos à gruta de Belém para adorar o Menino-Deus. Dados relacionados a essa festa, afirmam que sua origem é portuguesa e tinha um caráter de diversão, simbolizando a comemoração do nascimento de Cristo. 




Os índios realizam inúmeros rituais, cada tribo expressa sua crença e tradição, havendo diferenciação nos elementos culturais. Em suas celebrações, os índios, normalmente, se pintam e usam vários acessórios, por motivos de vaidade ou questões religiosas. 



Na região norte o " Bumba-meu-boi" recebe o nome de "Boi Bumbá", uma tradicional festa anual que acontece em Parintins (Amazonas) movimenta milhões de pessoas e consiste na apresentação de danças e hinos típicos muito bem elaborados, que fazem pano de fundo para a disputa entre os bois "Garantido" e "Caprichoso". A população se divide na torcida pelos bois e essa disputa promove uma bonita festa, reconhecida como patrimônio cultural do país.



Imprima e pinte bem bonito e colorido o nosso Boi Bumbá:


E como a região norte tem forte influência da cultura indígena, que tal pintar esse indiozinho e fazer dele nosso amigo?!?




 
CIRANDA não é só divertimento de crianças, é também uma dança de roda de adultos, de origem portuguesa, que apareceu no litoral norte de Pernambuco e que parece ter sido adaptada e recriada pelas mulheres dos pescadores que esperavam o retorno de sue maridos, cantando e dançando.
Tenho certeza que você também se diverte com as cantigas de roda, então aproveite esses vídeos para brincar e dançar bastante:


FUI NO TORORÓ



 SE ESSA RUA...            

ATIREI O PAU NO GATO


POMBINHA BRANCA



SAPO CURURU




Brincadeiras do norte


As crianças do norte também se divertem bastante com as brincadeiras típicas.
No meio de diversas brincadeiras que animam a garotada podemos destacar o jogo de PETECA, POLÍCIA E LADRÃO, CABRA-CEGA, ELÁSTICO,mas tenho certeza que você conhece todas elas, então é só juntar os amigos, relembras as regras e começar a brincar!!



Brinquedos




Que tal construir sua própria peteca para brincar com os amigos?




Primeiro passo        
Para fazer uma peteca bem legal e brincar com os amigos, você primeiro precisa separar o material: um pedaço de couro (corte no formato parecido com o de um quadrado), penas, barbante ou corda, areia e tesoura. Lembre-se: quando for usar a tesoura, é melhor que seja uma sem ponta. E peça a ajuda de um adulto.

Segundo passo

Coloque a areia no pedaço de couro. Faça do pedaço de couro um saquinho para a areia não se espalhar.  


Terceiro passo  
Antes de fechar o saquinho com areia, coloque as penas na ponta. Mas não as deixe muito soltas, para não caírem.






Quarto passo
Amarre o saquinho de areia com as penas, usando o barbante ou a corda que você separou. Amarre bem firme para as penas e a areia não caírem.


Quinto passo    
Corte o que sobrou do couro (o excesso que ficou depois de amarrar o saquinho de areia).


Sexto e último passo      
Agora sua peteca está pronta. Chame quantos amigos quiser e comece a brincadeira. Boa diversão!   



Aprenda também a fazer um tambor para agitar suas brincadeiras :



Culinária Típica

Hummmm depois de tanta dança e brincadeira bate um fome!!!! Que tal um cardápio tipicamente nortista também?!?


Bombom de Castanha do Pará


         Ingredientes:

30 castanhas do Pará
01  lata de leite condensado
04 colheres de sopa (rasas) de chocolate
½ colheres de sopa de manteiga
Açúcar de confeiteiro



Modo de preparar:

Tirar a pele das castanhas e levá-las ao forno numa assadeira para torrá-las um pouco - reserve. Em uma panela misturar o leite condensado, a manteiga e o chocolate, levar ao fogo brando, mexendo sempre para não embolar, até que se desprenda do fundo da panela (a massa é de brigadeiro em ponto mais apurado).

Retirar do fogo, deixar esfriar até que possa manusear a massa. Envolver as castanhas nessa massa e passar no açúcar de confeiteiro. Depois de completamente frios, enrolá-los em papel laminado e celofane.


Bolo de Côco e Mandioca




Ingredientes:

1 xícara de chá coco ralado 
½ xícara de chá farinha de mandioca 
 ½ kg mandioca cozida e amassada
2 colheres de sopa margarina
2 colheres sopa de fermento em pó 


Modo de Preparo:


Bata as claras em neve, acrescente as gemas, o coco, a farinha de mandioca, a mandioca cozida, a margarina, a açúcar, o fermento e o sal e bata tudo até obter uma massa homogênea. Deixe a massa crescer por 1 hora. Unte uma forma e despeje a massa. Leve ao forno pré-aquecido alto, durante aproximadamente 40 minutos.



Outras delícias do norte:


Caldeirada



 Pato no Tucupi



Tacacá 






Você sabia que...

  • A maior parte da população da região norte é ribeirinha, ou seja, vivem às margens dos rios e fazem dele seu modo de locomoção e sustento;
  • A região abriga a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, que tem 6571 Km e cerca de 7 mil afluentes;
  • A maior floresta equatorial e maior reserva biológica do mundo também está localizada no norte do Brasil, a Amazônia, que ocupa cerca de 80% da região. E pelo seu tamanho e potencial é considerada o "pulmão do mundo", um tesouro nacional cobiçado por vários países;
  • Na verdade, a Vitória Régia da nossa lenda é uma planta aquática muito encontrada na flora Amazônica. Sua gigante folha verde chega a medir dois metros de diâmetro e tem as suas margens levantadas até quinze centímetros. Chega a pesar até 45 kg. e serve de pouso a muitas aves cansadas depois de uma longa jornada. Flutuam nos lagos como uma enorme bandeja verde, trazendo em sua extremidade, como uma oferenda, uma única, bonita e exótica flor que se abre no cair da tarde e fecha-se ao amanhecer. Essa flor é muito cheirosa e tem de 25 a 35 cm de diâmetro quando aberta. Suas raízes fixam-se no fundo das águas e suas folhas e flores, são revestidas de espinhos na parte inferior, numa defesa natural contra a ação predadora dos peixes. Além dos lagos da Amazônia, a Vitória Régia pode ser encontrada também em Mato Grosso e nas Guianas. É cultivada como raridade nos Jardins Botânicos de todo o mundo, devido ao tamanho descomunal de suas folhas e flores. Dizem que um naturalista Inglês, querendo homenagear a sua soberana, a Rainha Vitória, foi quem deu o nome a esta flor de Vitória Régia;
  • No Amapá acontece o encontro do rio com o Oceano que chamamos de Pororoca?
  • No Estado do Pará encontramos a maior ilha fluvial do mundo, a ilha de Marajó

Nenhum comentário:

Postar um comentário