segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Região Sudeste




Olá pessoal! A região sudeste é composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro. Vamos aprender um pouco mais sobre essa região!!!!

Vamos para o Sudeste do país agora?


Comidas típicas:


Hummm que é que não gosta de um delicioso doce de abóbora com coco hein?! Vamos aprender a fazer um!!! Lembre-se de pedir a ajuda de um adulto.


Doce de Abóbora com Coco




Ingredientes:

2kg de abóbora-moranga 
• 4 xícaras ( chá ) de açúcar 
• 1 vidro pequeno de leite de coco 
• 2 pacotes de coco ralado 
• 1 pacotinho de cravos-da-índia 
• 3 paus de canela.

Modo de Preparo:

Descasque a abóbora, retire as sementes, lave e corte em pequenos pedaços.

Prepare uma calda rala com o açúcar, 6 xícaras ( chá ) de água, os cravinhos e a canela.


Coloque a abóbora para cozinhar em fogo brando. Mexa, de vez em quando, com colher de pau. Logo que a abóbora estiver cozida e se desmanchando, e a calda quase toda absorvida, misture com o leite de coco, com o coco ralado, e bata bem.

Deixe no fogo brando até que o fundo da panela comece a aparecer quando o doce for mexido. Espere amornar e despeje numa compoteira.



Sirva frio.

Cuscuz à paulista


Ingredientes:

01 pacote de farinha de milho (500g) 
01 kg de camarões médios e limpos 
01 vidro grande de palmito 
04 colheres (sopa) de azeite de oliva 
04 colheres (sopa) de óleo 
05 tomates maduros sem pele e sem sementes picados 
01 cebola grande picadinha 
01 maço de com cebolinha picadinho 
02 ovos cozidos em rodelas 
01 tomate em rodela 
½ xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço 
pimenta-do-reino e sal a gosto.


 Modo de Preparo:
Despeje a farinha em uma vasilha, umedeça-a com uma salmoura morna, mexendo com as mãos até desmanchar os flocos da farinha, deixando-a úmida e solta. Cubra com um pano e deixe descansar por meia hora. Numa panela grande faça um refogado com os camarões*, o azeite, o óleo, a cebola, os tomates, a salsinha e a cebolinha. Deixe formar um molho e adicione os palmitos* e as azeitonas*. Acerte o tempero. Cozinhe mais um pouco, tire do fogo e espere esfriar. Despeje o molho sobre a farinha umedecida. A massa deve ficar bem úmida; se esfarelar, coloque mais um pouco de óleo. A proporção é de 03 medidas de molho para 04 de farinha. Unte o cuscuzeiro com óleo e decore o fundo e os lados com os ovos, os camarões, o tomate, os palmitos e as azeitonas. Ponho a massa aos poucos, pressionando-a com os dedos. Leve ao fogo, em banho-maria, por cerca de 1 hora.


Danças típicas da região sudeste


Ciranda, cana verde, dança de velhos, batuque, lundu, mana-chica: semelhante à quadrilha.

Brincadeiras


A região sudeste tem muitas brincadeiras legais!! Vamos aprender novas brincadeiras!!!!


Queimada:  Para brincar, é preciso dividir o grupo em dois times. O jogador que estiver com a bola deve arremessá-la tentando acertar (queimar) uma pessoa do outro time. Quem for queimado sai do jogo. Vence a equipe que conseguir queimar todo o time adversário primeiro.   
Alerta: Uma criança joga a bola para cima e grita o nome de um amigo. Quando este amigo pegar a bola e gritar “alerta” as outras crianças têm que ficar como estátuas. Quem estiver com a bola dá cinco passos e tenta acertar alguém. Se conseguir, a brincadeira recomeça.  
Buldogue: A turma estipula quem será o pegador e os locais que serão os piques (locais onde não poderão ser "pegos"), e os participantes ficam parados ali. O pegador fica no meio do grupo e grita: “Buldogue!” Esse é o sinal para que todos os participantes saiam de um pique e tentem alcançar outro. A primeira pessoa que for pega vira o próximo pegador. A partir desse pegador, todos que forem pegos formam uma família (reúnem-se em grupo), ajudando a pegar os outros fugitivos. Quando sobrarem apenas três participantes quem não for pego e chegar ao pique ganha uma vida. Quando tentar correr novamente, todos perguntam: “Gasta a vida ou não gasta?” Se ela responder “gasto”, ela continua no pique e tenta passar de novo. Se conseguir, ganha mais uma vida. Ela pode acumular no máximo cinco vidas.  
Ameba de equipe: O grupo se divide em dois times. A brincadeira funciona como uma queimada tradicional em que o jogador que estiver com a bola tem que tentar acertar uma pessoa do time adversário. Nesse caso, quem for queimado senta e, sem sair do lugar, tenta queimar uma pessoa do outro time. Ganha a equipe que queimar todo o time adversário primeiro.  
Pega pega aranha: Todos os participantes são aranhas e, por isso, devem andar imitando as aranhas - com as mãos e os pés no chão. Um é escolhido para ser o pegador e os outros todos são os fugitivos. Se o pegador-aranha pegar o fugitivo-aranha este passa a ser um pegador também. Assim, ao longo da brincadeira surgem vários pegadores.Ganha quem for o último a ser capturado.
Pique alto: Uma das crianças é escolhida para ser pegador e tem que contar até dez enquanto as outras correm. Quando terminar de contar o pegador sai correndo para tentar "boiar" (tocar com a mão) as outras crianças. Quem for "boiado" (pego) vai ser o próximo pegador. Quem estiver em um local alto ou encostado em uma parede não pode ser pego. Mas só pode ficar no alto por pouco tempo. A criança deve ir levantando os braços devagar. Quando os braços estiverem acima da cabeça tem que descer daquele local.
Queimado: Dois participantes tiram par ou ímpar e escolhem dois times, com número igual de pessoas. Uma linha é desenhada no chão separando um campo do outro e outra linha é desenhada no final de cada campo – ali é o cemitério. As equipes se revezam jogando a bola a partir da linha divisória para tentar queimar alguém do time adversário. Queimar é acertar a bola em alguém e ela (bola) tocar no chão. Todos os jogadores têm que desviar da bola ou segurá-la e quem for queimado vai para o cemitério. Ganha o time que mandar o outro time inteiro para o cemitério primeiro.



Você sabia que ...


Você sabia que o Brasil é o país com mais títulos de copa do mundo?
O Brasil foi campeão 5 vezes!!!
e você sabia que no Rio de Janeiro nasceu o jogador brasileiro que fez mais gols em copas do mundo? é sim, é o Ronaldo Fenômeno com 15 gols!
Mostre que como um bom brasileiro você também é craque de bola jogando os jogos de futebol abaixo. Queremos ver muitos gols!!!!!!!!!

Você sabia que o ponto turístico mais visitado no Brasil é o Cristo Redentor no Rio de Janeiro?

Você sabia que Mangaratiba é a cidade com maior números de animais domésticos?
Se você tambem quer cuidar de um animalzinho de estimação, é só clicar no jogo abaixo e se divertir!!!

Você sabia que o primeiro samba brasileiro foi gravado no rio de Janeiro? A música se chama "Pelo Telefone" e é de Donga e Mauro Almeida.
Você sabia que em Barretos tem o maior sanduíche do Brasil?
Humm que fome! Faça um sanduiche para nós tambem ! é só clicar abaixo  e bom apetite!!!

Você sabia que em Bauru nasceu o primeiro astronauta brasileiro Marcos Pontes? E em Bauru temos tambem o radialista mais jovem do Brasil , ele se chama Igor Henrique Belchior


Vamos colorir







Nenhum comentário:

Postar um comentário