quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Região Sul





A região sul do Brasil é composta por três estados, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa região!!!


Os estados

Paraná

Sigla: PR
Capital: Curitiba
Região: Sul
População: 9,5 milhões de habitantes
Área: 199 mil Km2
Quem nasce no estado do Paraná é...
Paranaense

Não pode faltar na mala
Uma malha, pois o clima subtropical costuma ser mais ameno e frio.

O que vemos pelo caminho
Algumas áreas da mata atlântica ainda preservadas. Na vegetação destacam-se as florestas de araucária. Na planície litorânea temos áreas de mangues.

Não deixe de visitar
As famosas Cataratas do Iguaçu. A capital Curitiba, uma das cidades com melhor qualidade de vida do Brasil. A Ilha do Mel, reserva ecológica ameaçada pelo avanço das águas do mar.

Para se divertir
Provar o prato típico barreado, preparado embaixo da terra durante 12 horas. Visite o Parque Estadual de Vila Velha e suas rochas esculpidas pela erosão.

O que fazem por lá
O setor industrial é bastante expressivo na área automobilística e agroindústria. Destacam-se os rebanhos bovinos, suínos, criação de aves e as plantações de cana-de-açúcar e soja.

Fique por dentro
Curitiba é referência internacional em soluções de urbanismo e preservação ambiental. O estado exporta tecnologia de transporte urbano e é exemplo para outras capitais. A sofisticação do estado não para por aí. Itaipu também impressiona por ser a maior hidroelétrica do mundo.





Santa Catarina


Sigla: SC
Capital: Florianó
polis
Região:
Sul
População: 5,3 milhões de habitantesÁrea: 95,3 mil Km2

Quem nasce no estado de Santa Catarina é...
Catarinense

Não pode faltar na mala
As quatro estações são bem definidas no clima subtropical. No verão, traga roupas leves, pois os dias são ensolarados. No inverno o frio é intenso e pode até nevar.

O que vemos pelo caminho
O relevo e a vegetação são tão diversificados que em uma viagem de poucas horas notamos mudanças no clima, na paisagem, nos sotaques e culturas.

Não deixe de visitar
A capital Florianópolis, a ponte suspensa Herc�lio Luz e as belas praias como o Balneário Camboriú. Conheça o Vale doItajaí, um pedaço da Alemanha no Brasil, e as outras diferentes culturas da região.

Para se divertir
A oktobersfest, tradicional festa da cerveja. Um prato com frutos do mar. O surf em Garopaba. Visita ao 5� maior parque temático do mundo e um mergulho no mar.

O que fazem por lá
Agropecuária, com inúmeros minifúndios e grande produção de erva-mate e pinhão. Indústrias de cerâmica, téxtil e metalúrgicas. Turismo intenso e comércio.

Fique por dentro
Laguna é a cidade onde fica o Marco de Tordesilhas, o histórico Farol de Santa Marta, o maior em alcance visual das Américas, e a casa onde nasceu a heroína brasileira Anita Garibaldi.





Rio Grande do Sul


Sigla: RS
Capital: Porto Alegre
Região: Sul
População: 10,1 milhões de habitantes
Área: 280,6 mil Km2
Quem nasce no estado do Rio Grande do Sul é...
Gaúcho

Não pode faltar na mala
Um agasalho bem quentinho, pois é o estado mais ao sul do Brasil e consequentemente o mais frio. No inverno chega a nevar em alguns locais.

O que vemos pelo caminho
Com exceção da planície litorânea, o relevo é bastante acidentado com planaltos e depressões. Vemos montanhas, florestas, matas de araucária e campos ao sul.

Não deixe de visitar
As serras gaúchas como Gramado e Canela. As cidades jesuítas de São Borja e São Miguel. A Lagoa dos Patos. Bento Gonçalves, famosa pela cultura italiana.



Para se divertir
Prove o tradicional chimarrão, um chá feito de erva-mate, servido quente na cuia. Experimente o famoso churrasco gaúcho. Conheça Porto Alegre.



O que fazem por lá
São os maiores produtores de grãos do país e grandes criadores de gado bovino. Indústrias de calçados, derivados de petróleo e alimentos são algumas das mais expressivas.



Fique por dentro
O gaúcho possui uma vestimenta muito característica, conhecida também como traje dos Pampas, região que inclui o Uruguai e a Argentina. Trata-se de uma bombacha (calça de origem turca), poncho e lenço no pescoço.





Danças típicas

 - Balainha (PR, SC) - conhecida também com o nome de Arcos Floridos ou Jardineira, a balainha é desenvolvida com os pares de dançantes, cada um deles, sustentando um arco florido. No início, os pares em fileiras fazem movimento ondulante passando, ora por cima, ora por baixo dos arcos dos demais pares; formam depois grupos de quatro pares que, em círculo, intercruzam seus arcos no alto, armando assim as “Balainhas”. Ao final desmancham as “balainhas” e retornam à posição inicial, com movimentos sincronizados e sequenciais.


· Fandango (PR, RS) – o termo Fandango designa uma série de danças populares -chamadas “marcas”. No Paraná, os dançadores, executam as variadas coreografias: Anu, Andorinha, Chimarrita, Tonta, Cana-verde, Caranguejo, Vilão de Lenço, Xarazinho, Xará Grande, Sabiá, Marinheiro, etc. O acompanhamento musical é feito com duas violas, uma rabeca e um pandeiro rústico, chamado adufo. As coreografias das “marcas” paranaenses constam de rodas abertas ou fechadas, uma grande roda ou pequenas rodas fileiras opostas, pares soltos e unidos. Os passos podem ser valsados, arrastados, volteados, etc., entremeados de palmas e castanholar de dedos. O sapateado vigoroso é feito somente pelos homens, enquanto as mulheres arrastam os pés e dão volteios soltos. No Rio Grande do Sul, o Fandango apresenta um conjunto de vinte e uma danças, com nomes próprios: Rancheiro, Pericom, Maçarico, Pezinho, Balaio, Tirana-do-lenço, Quero-mana, Tatu, etc. O acompanhamento musical é feito pelo acordeão, chamado “gaita”, e pelo violão. A coreografia recebe nomes também distintos – “Passo de juntar”, “Passo de marcha”, “Passo de recurso”, “Passo de valsa”, “Passo de rancheira”, “Sapateio”, etc.


· Pau-de-Fitas (toda a região) – para seu desenvolvimento prepara-se um mastro com cerca de três metros de comprimento, encimado por um conjunto de largas fitas multicores, de maior tamanho. Os dançadores, em número par, seguram na extremidade de cada fita e, ao som das músicas, giram em torno do mastro, revezando os pares de modo a compor trançados no próprio mastro, com variados desenhos. No Rio Grande do Sul os trançamentos recebem os nomes: “Trama”, “Trança”, “Rede de Pescador”. Em Santa Catarina há o “Tramadinho”, “Trenzinho”, “Zigue-Zague”, “Zigue-Zague a dois”, “Feiticeira” e “Rede de Pescador”.


· Vilão (SC) – desenvolvida por um grupo com 31 componentes, denominados batedores, balizadores, músicos e Mestre, a dança consta de batidas de longos bastões, com variados movimentos e ritmos. O encerramento é feito com o “serradinho”: são 7 movimentos rapidíssimos, executados com os balizadores agachados.




Culinária







A Região Sul do Brasil foi povoada por imigrantes Europeus de várias nacionalidades, com destaque para os italianos, alemães e poloneses, cada um trouxe consigo suas características culturais (costumes, idioma, culinária, danças, entre outras manifestações).

A riqueza cultural do Sul é muito grande, um exemplo disso é Curitiba, nomeada em 2003 como capital da Cultura das Américas, instituída por organismos da ONU (Organização das Nações Unidas).

São muitas as formas de manifestações culturais, no entanto, as que mais caracterizam um povo ou uma região são: culinária, literatura, música, etc.


Culinária do Paraná
Barreado
Carneiro no buraco
Churrasco
Chimarrão
Tererê
Pira de Foz
Pinhão
Dourado Assado
Pirão de peixe
Genghis Khan

Culinária de Santa Catarina
Bijajica
Camarão
Marreco com Repolho Roxo
Genghis Khan

Culinária do Rio Grande do Sul
Arroz Carreteiro
Café colonial
Chimarrão
Churrasco
Doces de Pelotas
A população do Rio Grande do Sul adora comer churrasco (assado de carne) e beber "chimarrão" (chá de erva mate).

Que tal algumas receita saborosas???




Arroz de Carreteiro

Ingredientes:


• 2 xícaras de chá dearroz 
• 1/2kg de charque 
• 1 cebola  
• 2 tomates sem pele e sem semente 


Modo de Preparo:

Afervente o charque, lave bem e depois leve para cozer em água limpa. Quando macio, corte em pedacinhos, refogando em gordura quente com a cebola e os tomates picados.

Junte o arroz bem lavado e escorrido e deixe cozer em fogo lento.
Sirva bem quente.

Barreado

Ingredientes:

• 2kgs de alcatra ou contra filé 
• 250g de toucinho fresco sem o couro e em pedaços pequenos 
• 2 cebolas picadas  
• 3 tomates sem pele e picados 
• 4 dentes de alho espremido e picado
 • 1 colher de chá de cominho em pó  
• 1 pimenta-malagueta amassada  
• 1 molho de salsa e cebolinha picadas  
• 2 folhas de louro  
• 1/2 xícara de chá de vinagre  
• 1/2 xícara de chá de azeite de oliva  
• 2 xícaras de chá de farinha de trigo  
• pimenta-do-reino e sal a gosto

Modo de Preparo:




Limpe a carne e corte-a em cubos médios.



Em uma tigela à parte, coloque a cebola, o alho, o cominho, a pi menta-do-reino, o sal, a pimenta-malagueta, o louro, a salsa, a cebolinha e um pouco de água. Misture bem.

Em uma panela grande e com tampa de barro, arrume camadas alternadas de carne, os temperos e o toucinho. Aperte bem com uma colher para que não fique muito ar entre as camadas. Misture o azeite e o vinagre e em seguida regue a carne. Deixe descansar durante 4 ou 5 horas dentro da geladeira. Faça uma mistura da farinha de trigo com um pouco d'água. Vede cuidadosamente toda a tampa da panela de barro. Leve a panela barreada para o fogo baixo e deixe cozinhar de 4 a 5 horas. Sirva com arroz branco, banana-da-terra cozida ou farinha de mandioca.


Você sabia que ...
Você sabia que os gaúchos são tipicamente conhecidos pelo seu delicioso churrasco?
Vamos ver se você também consegue fazer um churrasco delicioso? humm que cheirinho bom! é só clicar abaixo e jogar!

Você sabia que... a região Sul é a que mais consome sorvete no país?
Aiii quee calor... vamos fazer sorvete? é só clicar nos links abaixo e se divertir!

Vamos Colorir!!!!!







      Passatempo....






Nenhum comentário:

Postar um comentário